A educação desenvolvida nas escolas públicas do Acre, merecem uma reflexão, um repensar das ações em busca de novos caminhos.
Tem-se verificado, de forma generalizada nas diversas áreas de conhecimento, que os professores que ali trabalham não se interrogam sobre o que fazem, para que e a quem interessa essa educação. Seria, talvez, desnecessário dizer que não fogem à regra as ações que se envolvem diretamente com o corpo, como é o caso da Educação Física.
Torna-se bastante difícil falar do corpo, pois esquecemos ou fomos levados a nos esquecer que somos corpo, de que nossas comunicações cotidianas com o mundo ocorrem através dele e com ele. Mas é fundamental que se pense a questão do corpo na educação, procurando desvelar as concepções e valores, bem como os reais significados que estão implícitos nas ações escolares, visto que, como fala o mestre Freire (1980, p. 26) que:
"A conscientização não pode existir fora da 'práxis', ou
melhor, sem o ato ação-reflexão. Esta unidade dialética
constitui, de maneira permanente, o modo de ser ou de
transformar o mundo que caracteriza os homens".
Vanderlan Oliveira
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