terça-feira, 1 de março de 2011

Uma Reflexão sobre a Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais no Acre

A construção das Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Estadual e Municipal de Ensino deverá contribuir com a política de inclusão que pode ser determinado pelo Governo do Estado e prefeitura,cujo objetivo é tornar a escola um espaço democrático que acolha e garanta a permanência de todos os alunos, sem distinção social, cultural, étnica de gênero ou em razão de deficiência e características pessoais.Esta Sala visa propiciar o atendimento educacional especializado que posteriormente, subsidiará técnica e pedagogicamente a organização dos serviços de atendimento educacional que favoreça a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns do Ensino Regular.

O Estado do Acre já dispõe de várias salas de recursos multifuncionais, porém insuficiente para atender a demanda dos 22 municípios,diante de tal questão, é primordial a implantação das SRM em todos os municípios acreanos.

A ideia é criar mais espaço, pois o AEE só ocorre em salas de recursos multifuncionais. Para ser considerada uma Sala de Recursos o espaço deve conter, de um modo geral, infraestrutura, mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos. A Educação Inclusiva trouxe questões a serem debatidas, desestabilizou, desacomodou, criou situações que nos fez pensar e perceber que, mesmo sem alunos visivelmente deficientes dentro da sala de aula, havia alunos excluídos. Tentar encontrar soluções para que todos tenham sua chance de aprender e buscar atender as necessidades individuais, nada mais é do que sonhar com a escola de qualidade para todos.
O atendimento educacional especializado garante o direito do aluno com necessidades educacionais especiais de ter um ensino adequado as suas necessidades. Este pode ser ministrado em uma sala de recursos na sua própria escola ou em outro lugar. A Sala de Recursos Multifuncionais é um espaço organizado e com profissionais capacitados para o atendimento às necessidades educacionais especiais, projetadas para oferecer suporte necessário à estes alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento.

Vanderlan Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário