quarta-feira, 6 de abril de 2011

Os perigos da Internet


Você conhece os amigos virtuais de seu filho?

Apesar de a Internet ter sido uma das maiores invenções do século XX e de nos permitir a troca de informação, de fazermos novos amigos, de podermos comunicar em tempo real com familiares que se encontram do outro lado do mundo ou até mesmo tirarmos uma dúvida com um professor, a sua utilização também acarreta alguns perigos. Sendo estes três os mais importantes:

• Anonimato e encontros pela Internet
O anonimato é um dos principais problemas associado à utilização das salas de conversação, e tem de se estar ciente que nunca se sabe com quem é que se está a falar, que essa pessoa pode não ter as melhores das intenções, e que na maior parte dos casos, nos pode revelar informação falsa sobre si. A grande questão é que muitas das crianças que acedem diariamente a chats e salas de conversação não tem percepção do perigo que podem enfrentar, e o que um possível encontro com um estranho pode implicar na sua segurança e bem estar. Actualmente, temos conhecimento todos os dias de milhares de casos de adolescentes que após conhecerem alguém pela Internet, falarem durante algumas semanas e dizerem que estão perdidamente apaixonadas, fugirem de casa para se encontrarem com o dito "amor da sua vida". A verdade é que grande parte das vezes estes encontros acabam na morte da rapariga, e são raros os casos em que o desfecho é bom. Daí ser muito importante que os pais conversem com os seus filhos sobre revelarem a sua informação pessoal a estranhos e de acederem a estas salas de conversação sem qualquer tipo de aviso e precaução.

• Pedofilia
É praticada muitas das vezes através de salas de conversação ou mesmo através da criação de perfis falsos em redes sociais. Os pedófilos normalmente fazem-se passar por crianças, utilizando uma linguagem mais apelativa, fazem elogios para ganhar a sua confiança e muitas vezes motivam-nos a terem conversas menos próprias e ainda assim incentivam os menores a enviar fotografias suas. Estes predadores, utilizam assim o meio digital para tentar aliciar crianças, aproveitando-se da sua ingenuidade para marcarem encontros com o intuito de abuso, sequestro ou até mesmo exploração sexual.

• Roubo de identidade
As actividades criminosas andam cada vez mais ligadas à Internet. Normalmente, para podermos aproveitar todos os benefícios da Internet, como fazer compras on-line, enviar e-mails ou ir a sites procurar informações, é preciso fornecermos alguns dos nossos dados pessoais, e é aí que tudo acontece. O roubo da identidade acontece quando alguém se apropria do nosso nome e da nossa identidade para obter algum benefício em troca, e grande parte das vezes sucede-se on-line. Ainda assim hoje em dia também é muito comum também o roubo de identidade nas redes sociais, como hi5 e Facebook, podendo a pessoa que se faz passar por nós mandar mensagens insultuosas em nosso nome, assim como vídeos e imagens com conteúdos menos próprios.

Fonte:http://odigitalatres.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário