domingo, 22 de maio de 2011

O exercício diário do magistério

Ser professor é um desafio diário. Nos dias atuais, em que pais e mães trabalham fora, muitas vezes o tempo todo e mal vêem suas crianças, o professor faz o papel de pai/mãe, conselheiro/a, psicólogo/a, amigo/a, etc. Mas estará preparado para isto ? Não seria esta uma tarefa sobrehumana ? Onde obter treinamento para desempenhar tal tarefa a contento ? Os cursos de graduação treinam profissionais do ensino em suas diversas áreas do conhecimento, mas na prática, o trabalho do professor vai além do que ele foi treinado para ser ou fazer. Daí a necessidade de gostar da profissão, de total dedicação e do entendimento e conscientização de seu papel. Às muitas dificuldades que enfrentamos, une-se a confusão, já que as opiniões sobre disciplina variam muito, além, é claro, da opinião de cada um. A disciplina começa como atenção. Temos que entender seu objetivo. As palavras « disciplina » e « castigo » são freqüentemente trocadas uma pela outra, mas elas não são palavras sinônimas. Disciplinar é ensinar. Curiosamente, tem como base semântica a palavra « discípulo », alguém que gosta e respeita tanto o outro que modela a si mesmo como essa pessoa. Portanto, temos que assumir responsabilidade por nossos discípulos : para eles, somos o modelo.  Nosso comportamento regular de todo dia, que molda o sistema de valores de nossos filhos, aplica-se também a nossos alunos, de quem esperamos um comportamento socialmente aceitável.


Por Sandra Kezen


Fonte:http://www.partes.com.br/ed39/educacao.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário