terça-feira, 7 de junho de 2011

O ESSENCIAL PARA DESENVOLVER UM TRABALHO RESPEITANDO E ACREDITANDO NO POTENCIAL DE CADA CRIANÇA


Calendário



A sala não pode deixar de ter um calendário. O professor deve chamar a atenção de todos para os aniversários da turma, para as datas comemorativas, dias da semana, meses do ano, numerais, entre outros.


Quadro de Aniversários


A respeito dos aniversariantes, é importante também um cartaz no qual são fixados os nomes das crianças que fazem aniversário no presente mês. O professor pode questionar qual é o nome com mais letras, qual contém menos letras, quem faz aniversário primeiro, entre outros.


Quadro do Tempo


Com intuito de trabalhar também a questão da observação é importante dialogar com os alunos a questão do tempo. Nesse sentido, o professor pode pedir que as crianças observem e relatem o aspecto do dia: ensolarado, nublado, chuvoso. Com o uso de fichas que contenham desenhos, os próprios alunos podem construir um cartaz sobre o tema.



Cantinho da Leitura:



Nesse "cantinho" devem conter livros de histórias infantis diversas, adequadas à faixa etária dos alunos.Praticamente todas as salas de aula de turmas iniciais já possuem este "Cantinho" que deve ser feito com estantes da altura das crianças e almofadas coloridas ou tapete emborrachado para a Hora do ouvir e contar histórias – Se na sua escola as crianças tem que ir até outra sala para realizar esta atividade ou se os livros ficam escondidos e longe do alcance dos pequenos – Repense esta prática! É muito importante que as crianças tenham contato com os livros, e os identifiquem como algo do seu dia a dia, que está ao seu alcance, com o que pode contar. Isso facilitará todo o processo de alfabetização e será imprescindível para tornar seu aluno um futuro leitor.



Cantinho da Música

Sabemos que nem sempre é possível termos dentro de sala de aula um aparelho de som à disposição, porém este cantinho deve ser mantido dentro das possibilidades. Sugerimos gravar em CDs ou Fitas Cassete diferentes estilos musicais escolhidos pelo professor e pelo menos 1 preferido de cada aluno. Nesse mesmo cantinho sugerimos que tenha uma Caixa com instrumentos musicais, que podem ser confeccionados pelas próprias crianças com a ajuda do professor.

Cantinho da Sucata

Tudo que poderia ser lixo serve como um recurso de grande valia. Construir brinquedos, bonecos, casinhas; usar tampas de refrigerantes, palitos, potinhos para contagem; simplesmente manusear e distinguir cores e formas de olhos abertos ou vendados; são somente alguns exemplos do que pode ser feito com este rico material.

Cantinho das Dramatizações

Imagine um baú repleto de chapéus, óculos, chales, bijuterias, maquiagens, fantasias, perucas, máscaras... Em frente a ele imagine um espelho na altura das crianças. Pronto! Você acaba de ter dentro de sua sala de aula um ambiente fascinante onde atividades corporais e de Jogo Simbólico serão realizadas.

Cantinho dos Jogos

Os Jogos Pedagógicos confeccionados em EVA, cortiça, cartolina ou até mesmo os de madeira e borracha também devem estar ao alcance dos pequenos em um "cantinho" especial. Quebra-cabeças, Jogos de Encaixe e muitos outros... Sugerimos que caso não tenha como a escola oferecer nem tão pouco pedir ajuda aos responsáveis, que a professora vá confeccionando aos poucos, de acordo com as datas comemorativas por exemplo e colecionando-os numa caixa com identificação.

Brinquedoteca

A sugestão dada aqui é que os momentos de brincadeiras com os mesmos também sejam, por vezes, supervisionados pelo professor ao qual pode fazer interferências criando situações-problema, comparando-os a atitudes de sua realidade diária, provocando novas descobertas no meio das brincadeiras.Um bom observador pode descobrir muito dos alunos através de suas brincadeiras e tirar proveito disso sempre.

A básica "chamadinha"

Na sua "chamadinha" básica além dos nomes e das fotos de seus alunos, da janelinha do tempo e dos dias da semana você pode incluir algo importante do dia: Uma notícia, uma data especial, um acontecimento na escola, ou simplesmente a conclusão do dia registrada por escrito juntamente com os alunos. Torne este momento diário sempre atraente e divertido. E lance mão destes recursos presentes em sua "chamadinha" sempre que necessitar não somente na hora da entrada.

Cartaz de Combinados

Criar com a turma um cartaz de “combinados” através de discussões sobre o que podemos ou não fazer na escola. O professor pode aproveitar a oportunidade e refletir com as crianças sobre algumas questões de boas maneiras, como: cumprimentar, despedir, agradecer, pedir licença, dizer “por favor”, desculpar-se, ser gentil e elogiar quando necessário.

Crachá

Como forma de estimular o valor de cada aluno é importante desenvolver um trabalho com os nomes. O crachá é um importante recurso e deve conter o primeiro nome, escrito em letra de imprensa maiúscula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário