domingo, 26 de junho de 2011

REGRAS SÃO REGRAS!




Regras são regras. Vivemos em um mundo cheio delas, fazer o quê? Parece, contudo, que muitos estudantes querem porque querem desrespeitar as regras das escolas onde estudam.
O uso de uniforme é uma das maiores causas de problemas. Chamar o que usam hoje em dia de "uniforme" já seria um exercício de boa vontade em si, mas nem o pouco que eles têm que usar (uma camiseta) é usado. E isso acontece em várias escolas! As meninas cismam em enrolar a blusa, deixando a barriga à mostra. Os rapazes colocam outra camisa por cima, um saco!
E o boné, então? Não faz parte do uniforme! Em uma de minhas escolas, de ensino fundamental, os responsáveis assinam um documento proibindo o uso de bonés na escola, mas é o mesmo que nada. A garotada usa e não tem conversa! Aí rola aquele estresse, pois os professores são cobrados pela Direção e não podem permitir que alunos fiquem em sala de boné. Perde-se um tempo precioso de aula com discussões desnecessárias!
Sexta-feira passada rolou um baita estresse na escola do Estado. Eu estava passando aos alunos as decisões tomadas pela Direção em relação ao uso dos bonés e também à prática de "adiantar tempo" quando um professor falta. Até que a Direção foi flexível quanto ao uso de bonés: permitiu os de cor azul ou preta. Vermelho ou outras cores berrantes, nem pensar! Diante dessa decisão (da Direção, repito), eu pedi aos alunos que não estivessem de boné azul ou preto que tirassem os mesmos. Aí, para minha surpresa, um rapaz que usava um boné vermelho levantou-se e saiu, sem ao menos me pedir autorização para tal. Achei isso uma grande falta de respeito e fui atrás do cidadão, que me disse que preferia sair a ter que tirar o boné. E não tirou! Falei para ele voltar para a sala de aula, mas ele se recusou. Precisei chamar a diretora da escola, que foi à sala e conversou com a turma, levando, em seguida o aluno rebelde para uma conversa na sala da Direção.
Gente, na boa, às vezes eu acho que coisas assim acontecem porque há um pensamento, por parte dos alunos, de que professores e estudantes estão em lados opostos. Fazem de tudo para provocar os professores e desestabilizar as aulas. Não entendem que estamos lá para que eles tenham alguma bagagem para o futuro e tenha condições de enfrentar os problemas da vida. Eu penso que eles teriam muito mais a ganhar se discutissem os assuntos relativos às aulas, tirando dúvidas e procurando aprender alguma coisa. Uma pena, pois os que realmente querem estudar é que são prejudicados! E as regras estarão lá fora, na vida, queiram ou não!


Nenhum comentário:

Postar um comentário