Quando se observa uma criança com dificuldade em interagir com o meio ambiente físico, em projetar e executar ações, é possível que possa apresentar dificuldades nas suas capacidades sensoriais e motoras.
O somatodispraxia é um tipo de dispraxia com déficit somatosensorial.A dificuldade é a criança de planejar e executar esse plano seria devido um problema de discriminação sensorial tátil e propriceptivo.
Uma praxia é, de acordo com Ayres, a capacidade ou habilidade que o cérebro tem para organizar e executar ações desconhecidas. Qualquer projeto de ação motora passa por três passos consecutivos: 1) conceptualização da ação; 2) Formulação e seleção de uma estratégia; 3) Execução motora da ação.
Algumas características observáveis:
1) Dificuldades motoras
2) Sensação de cansaço contínuo;
3) Baixa atividade fisíca;
4) Lentidão na aprendizagem de atividades vida diária
5) Dificuldades na motricidade fina (problemas escrita)
6) Problemas na manipulação de lápis e a desenhar;
7) Costumam observar e copiar;
8) Costumam falar das suas ações, mas não as realizam.
Quando detectados estes sintomas, para além de iniciar desde logo um trabalho interdisciplinar, há que orientá-lo dentro de uma perspectiva de integração sensorial.
Fonte:http://comdiferencas.blogspot.com/2010/01/somatodispraxia.html
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