Intolerância é algo que se muda com o tempo
Quando o assunto é inclusão de deficientes na sala de aula, surgem as perguntas mais cabeludas, tanto em crianças como em adultos. Veja algumas dicas de como driblar o constrangimento e o preconceito.
• Quando as crianças começam a perceber que um colega tem uma dificuldade, perguntam: “Por que fulano não ainda?”, “Por que não fala?” O melhor é explicar que o amigo ainda não consegue fazer isso. Basta falar com clareza sobre as dificuldades e possibilidades.
• Muitas vezes, as crianças acham que podem “pegar” o que o colega tem, como se fosse uma doença. Quando essa falsa crença é esclarecida, a aproximação costuma mudar.
• Se um pai quiser tirar o filho da escola porque na classe dele há uma criança especial, a escola e os outros pais podem tentar explicar que há ganhos para todos, e que seu filho não ficará prejudicado nos estudos. Mas às vezes não tem jeito. Intolerância é algo que se muda com o tempo.
Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/questoes-inclusao-394683.shtml
• Quando as crianças começam a perceber que um colega tem uma dificuldade, perguntam: “Por que fulano não ainda?”, “Por que não fala?” O melhor é explicar que o amigo ainda não consegue fazer isso. Basta falar com clareza sobre as dificuldades e possibilidades.
• Muitas vezes, as crianças acham que podem “pegar” o que o colega tem, como se fosse uma doença. Quando essa falsa crença é esclarecida, a aproximação costuma mudar.
• Se um pai quiser tirar o filho da escola porque na classe dele há uma criança especial, a escola e os outros pais podem tentar explicar que há ganhos para todos, e que seu filho não ficará prejudicado nos estudos. Mas às vezes não tem jeito. Intolerância é algo que se muda com o tempo.
Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/questoes-inclusao-394683.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário