segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dicas de Mediação de Conflitos em sala de aula



A maior parte dos professores ignora os conflitos  que existem em sala para não prejudicar o “andamento da aula”. Porém, a psicologia avisa que os conflitos que não são resolvidos tornam-se potencialmente futuros pontos de discussão e problemas.
Ignorar um conflito definitivamente não resolve esse conflito. Ao contrário, muitas vezes ignorá-lo o torna maior e potencialmente mais tenso.
Como podemos então resolver ou mediar os conflitos que surgem em sala de aula?
Sempre que surgir um conflito em sala, pare sua aula e promova uma Assembléia onde os alunos possam falar e escutar diferentes visões do mesmo acontecimento. Mesmo que a princípio, você acabe “gastando” tempo com esse procedimento, aos poucos os alunos vão incorporando regras e valores, pois é somente a vivência que pode realmente proporcionar esse tipo de aprendizado. Com o tempo você notará que as aulas seguirão de maneira cada vez mais harmônica.
Expomos abaixo algumas dicas úteis para mediar suas “Assembléias”:
- Escutar cada conflitante, na posição imparcial.
- Dar voz e vez a todos que quiserem participar da discussão.
- Não abra mão da participação de todos da turma nessas Assembléias. Mesmo que a maioria não tenha participado diretamente do conflito, todos aprendemos muito nesse tipo de atividade.
- Ter breve conhecimento sobre a constituição cultural e social de cada parte. Isso pode facilitar o entendimento dos diferentes pontos de vista.
- Não tomar decisões baseadas em próprias experiências e compartilhar essas decisões com a Assembléia, buscando a opinião de todos, para que possam expor propostas também.
Por  Profa. Patricia Limaverde Nascimento

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