O professor, hoje já não é visto apenas como um especialista nas matérias que ensina, Exige-se que seja também um técnico qualificado, em áreas do saber tão diversificadas quanto:
- O domínio dos estilos do ensino;
- O conhecimento dos modos de aprendizagem dos seus alunos:
- O conhecimento do desenvolvimento psico-sociológico condicionante das aprendizagens;
- O conhecimento das relações sociais que se estabelecem entre o aluno e a escola, e entre esta e os diferentes agaentes sociais que integram a comunidade;
- O domínio de técnicas e processos de gestão de conflitos;
- O domínio de técnicas e processos de gestão e administração escola;
- A predição da função educativa e social dos resultados da aprendizagem e da instituição escolar. etc.
Concluindo o professor é cada vez mais, solicitado para a mudanças de atitudes, para a procura de soluções alternativas e inovadoras.
"O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente." Zen-Budista
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