sexta-feira, 13 de maio de 2011

Senado aprova aumento de carga horária para educação básica

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou o projeto PLS 388/07, de autoria do senador Wilson Matos, que aumenta de 800 para 960 horas a carga horária mínima anual para a educação básica, modificando o inciso I do artigo 24 da Lei nº 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação. O projeto segue agora para tramitação na Câmara dos Deputados. Se aprovado, deverá ser colocado em prática para os alunos do ensino fundamental e médio até o dia 1º de janeiro do segundo ano letivo após a publicação da lei. 

A nova carga horária deverá ser dividida em pelo menos 200 dias letivos, excluídos os dias dedicados a provas finais. O senador justifica a proposta afirmando no projeto que o tempo de exposição dos alunos ao conteúdo tem sido insuficiente para proporcionar uma base segura de conhecimentos, haja vista o fraco desempenho dos estudantes nas avaliações nacionais e internacionais. Além disso, Wilson Matos ressalta no documento que “a ampliação é ainda mais relevante porque, enquanto não houver perspectiva concreta de implantação da educação em turno integral, urge tomar medidas de transição, entre as quais se afigura o aumento do tempo que os estudantes passam na escola”. 

Também foi aprovado o projeto PLS 385/07, do mesmo senador, que altera a frequência mínima exigida para aprovação no ensino básico de 75% para 80% do total de horas letivas. Para começar a vigorar, a medida também precisa passar pela Câmara. 

E você, professor ou gestor educacional, acredita que esses projetos podem melhorar a qualidade da educação básica?

2 comentários:

  1. Não adianta o aluno ficar mais tempo na escola. Todas as pessoas precisam de momentos de lazer e descanso. Aumentando o tempo na escola, os alunos podem ficar com a mente mais cansada, com o físico também cansado o que acarretará em deficiência no aprendizado. è necessário, na verdade um trabalho integral entre escola e família para que ambas possam caminhar juntas incentivando e dando condições pra que haja uma boa aprendizagem. Quantidade nunca foi, não é e nunca será sinal de competência, é necessário que haja qualidade. Havendo entrosamento entre profesor/aluno, escola/família as diretrizes para a aprendizagem serão as melhores. pessoas que pensam em aumentar carga horária para alunos permanecerem por mais tempo nas escolas, devem passar por problemas familiares gravíssimos pois querem na verdade manter as crianças/adolescentes/jovens/outros adultos longe do ambiente familiar e isso de nada resolve para melhorar a aprendizagem. Basta dedicação e participação.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma medida para tapar o sol com a peneira, do que adianta aumentar a carga horária? Hoje os alunos estão cada vez menos interessados pela própria educação, o professor tem que negociar constantemente para ter a atenção dos alunos. E ainda querem aumentar a carga horária? A escola não é uma instituição assistencialista, mas infelizmente é isso que estamos vivenciando atualmente: temos que ensinar os alunos a ter educação no trânsito, ensiná-los a escovar os dentes, a comer adequadamente, a aproveitar a água e não desperdisá-la, educação ambiental...,ou seja, exercer o papel familiar. É, pensando bem acho que só 900h vai ser pouco, não é mesmo?

    ResponderExcluir