A leitura faz parte da vida das pessoas, e o uso de textos pode ser um recurso útil e eficaz no processo de Reabilitação Cognitiva, que se treinado pode usá-lo em casa com músicas, notícias de jornais e revistas e até com orações. Abaixo estão algumas sugestões que podem ser consideradas ao usar esse recurso.
1. A ESCOLHA DO TEMA
Independente do quanto estão preservadas as habilidades cognitivas do sujeito, o contato com um texto só ocorre porque existe um propósito, um interesse. Sendo assim, o texto escolhido como recurso para treino de habilidades cognitivas tem um pré-requisito: ser do interesse de quem o lerá. A avaliação dos interesses antigos e recentes do individuo será determinante, e familiares e professores podem ser informantes úteis, em especial quando o aluno tem dificuldade de identificar esses temas.
2. FORMATAÇÃO DO TEXTO
Após a escolha do tema, a apresentação do texto é um cuidado importante e que pode determinar a eficácia desse recurso. Uma página “limpa”, sem distratores, letras em tamanhos grandes e fontes não-serifadas, como “Arial”, favorecem compreensão e a velocidade da leitura.
3. ESTIMULAR A IDENTIFICAÇÃO DO OBJETIVO DA LEITURA
Para uso do texto o objetivo da leitura é o primeiro passo a ser lembrado, por exemplo, ao oferecer uma notícia sobre o campeonato brasileiro deve-se estimular o leitor a identificar quais informações que ele deseja com aquela leitura: a posição do seu time na tabela? O resultado do último jogo? Esse objetivo pode ser lembrado durante a leitura, cabendo ao profissional fazer de forma tal que não prejudique a compreensão ou tire a atenção.
4. DESTACAR INFORMAÇÕES RELEVANTES
Chamar a atenção nas partes relevantes do texto pode ajudar na compreensão e memorização da informação que está sendo buscada, o uso de marcadores e pedir que o leitor repita em voz alta, são alternativas usadas. Mesmo para aqueles que não possuem nenhum déficit de memória, a estratégia de marcar as palavras principais do texto pode ser útil.
5. RELER PARA POTENCIALIZAR A COMPREENSÃO
Ler mais de uma vez também é recomendado. A primeira leitura pode objetivar identificar os pontos relevantes do texto, enquanto que na segunda vez pode-se explorar mais da compreensão, especialmente quando o aluno conta com o efeito priming da memória. Pausas durante a finalização das ideias do texto são usadas e neste momento e o sujeito é estimulado a verbalizar o que compreendeu até então.
6. ESTRATÉGIAS PARA POTENCIALIZAR A LEITURA
Durante a leitura algumas “ferramentas” podem ser empregadas.
O uso de uma régua opaca durante a leitura é útil, direcionando a atenção do aluno para o trecho do texto que está sendo lido, evitando confusões que comumente ocorrem ao término da linha.
O uso de uma régua opaca durante a leitura é útil, direcionando a atenção do aluno para o trecho do texto que está sendo lido, evitando confusões que comumente ocorrem ao término da linha.
Outro facilitador quando se faz uso de letras de músicas ou orações é digitar ou escrever o texto de forma que as linhas terminem nas pausas que geralmente são dadas ao falar, por exemplo:
“Pai nosso que estais no céu,
Santificado seja o vosso nome,
Venha a nós o vosso reino”.
“Pai nosso que estais no céu,
Santificado seja o vosso nome,
Venha a nós o vosso reino”.
Esta apresentação do texto pode ajudar no reconhecimento do texto.
E NOS ERROS SEMÂNTICOS?
Alguns equívocos semânticos podem acontecer, sendo importante que o acompanhamento do trecho que está sendo lido. Diante desses equívocos deve-se chamar a atenção do sujeito questionando-o e dando outra opção, neste caso a palavra certa, por exemplo: “novelo ou novela”? Caso o aluno não perceba deve-se dar seguimento ao texto não comprometendo a compreensão do mesmo.
Fonte:http://www.reabilitacaocognitiva.org/
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