quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ficha Individual para encaminhamento do aluno para Sala de Recursos Multifuncionais



FICHA INDIVIDUAL DE ENCAMINHAMENTO DO ALUNO PARA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
I – DADOS PESSOAIS DO (A) ALUNO (A):
Nome do (a) Aluno(a) ___________________________________________
Data de Nascimento _______/________________/_________ Idade ______
Naturalidade __________________________________________________
Endereço _____________________________________________________
Telefone ______________________________________________________
Nome dos Pais _________________________________________________
______________________________________________________________
Com quem mora _________________________________________________

Ano Letivo: 2011 Fase:( ) Ciclo: ( ) Turma:______
Turno: Matutino ( ) ( )Vespertino ( )

Professora Sala Regular __________________________________________

Professora da Sala de Recurso: _____________________________________

Esta ficha tem como objetivo colher dados preliminares sobre o aluno, que justifique seu encaminhamento a Sala de Recursos.Para que se possa fazer um bom estudo do aluno que você está encaminhando, é importante algumas informações, que só você,professor, que o acompanha no dia a dia escolar, pode fornecer.As questões que se seguem dizem respeito às áreas do desenvolvimento infantil a serem trabalhadas, com vistas ao progresso global dos alunos, na certeza de que:

1. A natureza das disfunções na aprendizagem deve ser considerada como conseqüência de inúmeros fatores, e não como a causa primeira do fracasso escolar.
2. A modificação do quadro de insucessos pode ocorrer em qualquer idade, e não apenas em crianças pequenas.
3. As estratégias de intervenção devem ser adequadas aos interesses e necessidades das crianças, evitando-se estímulos tão elementares que possam provocar desinteresse pelo aprender, reforçando-lhe, ao mesmo tempo auto-conceitos negativos.
4. As dificuldades na aprendizagem podem ser superadas quando os alunos são devidamente estimulados e aceitos.

II - MOTIVO DO ENCAMINHAMENTO

a) ( ) Baixo Rendimento Escolar
b) ( ) Problemas de Comportamento
c) ( ) Problemas Emocionais
d) ( ) Suspeita de Superdotação
e) ( ) Dificuldades Auditivas
f) ( ) Dificuldades Visuais
g) ( ) Dificuldades Motoras
h) ( ) Dificuldades de Linguagem
i) ( )Outra (s) ____________________________________________________

A - Baixo rendimento escolar

1.0 - Quanto a psicomotricidade:

A Psicomotricidade é a integração das funções motrizes e mentais. Responde a uma dupla finalidade: assegurar o desenvolvimento intelectual da criança, levando em conta as suas possibilidades bem como ajudar sua afetividade e se expandir e se equilibrar.
A Educação Psicomotora é indispensável a toda criança, seja ela dita normal ou com problemas de aprendizagem. O desenvolvimento psicomotor abrange (6) itens didaticamente distintos:

1.1 - Esquema corporal, por meio do qual a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de expressar–se por seu intermédio.

-O aluno:

( ) identifica partes do corpo
( ) identifica partes do corpo do outro
( ) diz a função das partes do corpo

1.2 - lateralidade traduz-se pelo estabelecimento da dominância lateral da mão, olho e pé, do mesmo lado do corpo.

- Ao escrever, recortar ou segurar qualquer objeto o aluno utiliza:

( ) mão direita ( ) mão esquerda

- Ao chutar, utiliza:
( ) pé direito ( ) pé esquerdo

- Ao escrever, o aluno, começa:
( ) pelo lado esquerdo ( ) pelo lado direito
( ) no meio ( ) no final

1.3 - Estruturação espacial, tomada de consciência, pela criança, da situação de seu próprio corpo no meio ambiente, ou seja, do lugar que ocupa e da orientação que pode ter em relação às pessoas e às coisas que a cercam.

- O aluno tem dificuldade distinguir:

( ) à frente/atrás ( ) perto/longe/ao lado
( ) para dentro/para fora ( ) último/primeiro
( ) acima/abaixo

1.4 - Orientação temporal, capacidade da criança se situar em função da sucessão, da duração e da periodicidade dos acontecimentos, bem como do caráter irreversível do tempo.

- O aluno tem dificuldade em distinguir:

( ) antes/depois ( ) hoje/ontem ( ) rápido/lento
( ) cedo/tarde ( ) dia/noite ( ) agora

1.5 - Tônus, postura e equilíbrio, constituem a capacidade da criança conquistar atitudes habituais cômodas e sustentáveis de serem mantidas com um mínimo de fadiga, sem desequilíbrio ou vícios de postura.

- O aluno

( ) anda mal em linha reta
( ) tem defeito de postura (cabeça baixa, ombros para frente, corcunda, etc.)
( ) deixa cair objetos que segura
( ) tem dificuldade para apanhar pequenos objetos usando polegar e o indicador
( ) apresenta constantes movimentos involuntários (tiques e cacoetes)
( ) apresenta desleixo ao sentar e/ou ao andar
( ) o traçado da letra é excessivamente forte
( ) escreve fora da linha
( ) ao recortar sai do contorno do desenho
( ) o traçado da letra é excessivamente fraco


1.6 - Pré-escrita, psicomotricidade fina ou coordenação dinâmica manual, constituiu a capacidade de coordenação óculo-manual necessária para a aprendizagem das letras e dos números, para o domínio dos gestos, dos movimentos delicados com as mãos e com os dedos, associando-os, primeiramente, com a motricidade ocular.

- O aluno apresenta dificuldade em:

( ) usar tesoura ( ) cobrir pontilhados
( ) dar laços ( ) enfiar
( ) empilhar objetos ( ) encaixar objetos
( ) copiar do quadro ( ) pintar
( ) desenhar ( ) recortar

• Coloque as intervenções feitas em sala de aula com relação aos itens anteriormente destacados:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.0 – QUANTO A COGNIÇÃO:

Entende-se por cognição o ato ou ação de conhecer ou de adquirir conhecimentos. Em todas as correntes que tentam explicar como a criança aprende e pensa, há um denominador comum: a aceitação de que se trata de fenômenos complexos, porque envolvem aspectos culturais e biopsicológicos. O desenvolvimento da área cognitiva pressupõe a estimulação da percepção, memória, atenção, raciocínio, conceituação, linguagem.

2.1- Percepção e discriminação, ato ou efeito de conhecer os objetos em suas qualidades ou relações. O fenômeno perceptivo implica em integração de estímulos e atribuição de significados aos mesmos, em interpretações pessoais acerca dos diferentes objetos.

2.12- Percepção visual

- O aluno tem dificuldade em discriminar:

( ) cores ( ) tamanhos ( ) quantidades
( ) formas ( ) direções ( ) semelhanças e diferenças
( ) tamanhos (grande, pequeno, maior, menor)

2.3 – Percepção Auditiva:

O aluno apresenta dificuldade em:

( ) distinguir sons vocais e não vocais ( ) reproduzir sons
( ) localizar a fonte sonora _________________________________________

2.4 - Percepção gustativa

- O aluno consegue reconhecer sabores doces, amargos, azedos, salgados?

( ) sim ( ) não ________________________________

2.5 - Percepção olfativa

O aluno consegue discriminar odores?

( ) sim ( ) não ________________________________

2.6 - Percepção tátil

- O aluno consegue através de o tato distinguir:
(Coloque S para Sim e N para Não)

( ) objetos ( ) formas ( ) tamanhos ( ) posição
( ) quantidades ( ) temperaturas ( ) texturas


3.0 - Memória é a capacidade de registrar, fixar e recortar estímulos visuais, auditivos e táteis, sejam estáticos ou cinéticos.


3.1 - Memória visual

- O aluno apresenta dificuldade em:

( ) compreender os estímulos visuais
( ) reter e evocar nomes de lugares, pessoas, objetos, figuras, frases, números
( ) reproduzir situações ocorridas (em filmes, TV, situações reais)
( ) reproduzir desenhos

3.2 - Memória auditiva

- O aluno é capaz de reter e evocar sons:
(S para Sim N para Não)

( ) onomatopaicos ( ) ordens verbais ( ) letras de música
( ) notícias ( ) histórias ( ) trecho lido
( ) frases


3.3 - Memória visomotora

- O aluno é capaz de: (S para Sim N para Não)

( ) reproduzir desenhos ou dobraduras, segundo modelos anteriormente vistos
( ) reproduzir movimentos com o corpo, após demonstração (dança, exercícios corporais)
( ) imitar situações da vida diária (ir às compras, à escola, à festas, à escola)

4.0 - A atenção constitui-se no modo como a mente seleciona e fixa determinados estímulos por um período de tempo variável, segundo a motivação, fadiga do sujeito.

- O aluno: (S para Sim N para Não)

( ) controla a atenção
( ) é dispersivo
( ) é desatento, olhar distante

5.0 - Raciocínio, processo subjetivo, não visível, manifesta-se oralmente ou por escrito, evidenciando o modo como o pensamento se organiza; são formas de pensar graças às quais se procuram resolver problemas: coletando dados, levantando hipóteses, selecionando a melhor e testando-a.

- O aluno apresenta dificuldade em:

( ) resolver problemas simples
( ) resolver problemas complexos
( ) explicar uma situação
( ) realizar tarefas definidas
( ) tirar conclusões lógicas de determinadas situações
( ) fazer críticas

6.0 - Conceituação é a capacidade de organizar ou classificar objetos através da abstração de suas características gerais, o que permite a representação dos mesmos, pelo pensamento. Conceituar significa, classificar objetos segundo critérios como: sua natureza (animais, flores,... ), o material de que são feitos (madeira, vidro...), sua utilidade (mobiliário, vestuário,...) ou outras propriedades, isoladas ou combinadas.

- O aluno apresenta dificuldades em classificar os objetos quanto:

( ) cor ( ) forma ( ) natureza ( ) tamanho
( ) posição ( ) quantidade ( ) utilidade
( ) tipo de material que o constitui


7.0 - Linguagem é todo o sistema de signos que serva como o meio de comunicação entre indivíduos e que pode ser percebido pelos órgãos dos sentidos. Na aprendizagem da linguagem, devem ser considerados os níveis de maturação, as experiências anteriores, a motivação, as diferenças individuais e a socialização das crianças.

- Dificuldades apresentadas pelo aluno quanto a Fala:

( ) omite fonemas
( ) fala de forma incompreensível
( ) apresenta gagueira
( ) apresenta vocabulário aquém de sua idade
( ) fala muito rapidamente (sem clareza)
_________________________________________________________________


- Dificuldades apresentadas pelo aluno quanto a Leitura:

( ) identificar as vogais ( ) unir vogais
( ) troca letras ( ) ler palavras simples
( ) fazer leitura interpretativa ( ) respeitar pontuação
( ) inventar palavras ( ) saltar linha
( ) omitir fonemas ( ) trocar fonemas
( ) inverter fonemas ( )aproximar o rosto do texto
( ) lê soletrando palavras, frases ou textos
( ) mexe os lábios ao fazer leitura silenciosa
( ) não lê

- Dificuldades apresentadas pelo aluno quanto a Escrita:

( ) escrever sobre a linha
( ) omite letras ou palavras
( ) acrescenta letras
( ) substitui letras visualmente semelhantes (ex: u/v, e/l )
( ) troca letras auditivamente semelhantes ( ex: pato/bato)
( ) identifica letras de orientação simétrica: p/d, n/u
( ) tremor no traçado
( ) direção do traçado
( ) escrita ilegível
( ) inconstância no tamanho da letra
( ) grafia ilegível
( ) muita força muscular ao escrever
( ) pouca força muscular ao escrever
( ) dificuldade motora ao escrever
( ) identificar vogais
( ) unir vogais
( ) copiar palavras ou textos do quadro ou de livros
( )outros ___________________________________________________________

B - PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO

- O aluno apresenta problemas de comportamentos relativos a:

a) Indisciplina
( ) sempre ( ) quase sempre ( ) às vezes

Em que situações?

( ) quando a tarefa é difícil
( ) quando a tarefa é oral
( ) quando vem aborrecido de casa
( ) quando alguém o agride
( ) quando agride alguém
( ) outros ___________________________________________________________________

b) Com freqüência

( ) sim ( ) Não

Em caso positivo a que você atribui a sua freqüência?__________________________________________________________

c) Conduta inadequada

( ) agressividade
( ) mentira
( ) furto
( ) exibicionismo
( ) apatia
( ) inquietação
( ) egoísmo
( ) excessiva preocupação com a sexualidade
( ) hiperativo
( ) rói unhas
( ) é birrenta
( ) chupa o dedo
( ) é retraída, sonhadora
( ) apresenta tiques, quais? ___________________________________________________________________
( ) outros?___________________________________________________________
C. PROBLEMAS EMOCIONAIS

- O aluno apresenta comportamento que podem ser caracterizados como problemas emocionais, como:

( ) carência afetiva
( ) choro fácil
( ) riso imotivado freqüente
( ) fala excessivamente sobre suas dificuldades
( ) insegurança
( ) timidez excessiva
( ) isolamento
( ) outro. Quais: ___________________________________________________


D. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Altas habilidades/Superdotação, referem-se aos comportamentos observados e/ou relatos que confirmam a expressão de “traços consistentemente superiores” em relação a uma média (por exemplo: idade, produção, ou série escolar) em qualquer campo do saber ou do fazer.

- O aluno vem se destacando em um ou mais dos seguintes aspectos:

( ) Intelectual - apresenta flexibilidade; de independência de fluência de pensamento; rapidez e facilidade de aprendizagem; capacidade de pensamento abstrato para analisar; associar; avaliar; maturidade de julgamento; elevada compreensão e memória; capacidade para resolver problemas; poder excepcional de observação; fluência verbal.

( ) Acadêmico – capacidade de atenção; memória; interesse e motivação pelas tarefas acadêmicas; velocidade e precisão percentuais; habilidade para avaliar; sintetizar e organizar o conhecimento; destaca-se pelas habilidades especiais em Matemática; Informática; Línguas e outras áreas; dispõe de grande quantidade de informação na área que lhe é peculiar; desempenho excepcional na Escola.

( ) Criativo – capacidade de encontrar soluções diferentes e inovadoras; facilidade de auto- expressão; fluência; originalidade e flexibilidade; mais fantasia; interesse precoce por atividades intelectuais; curiosidade; desejo de melhorar as ordens e os sistemas geralmente aceitos; originalidade; estabelece com rapidez relações de causa e efeito.

( ) Psicomotricinestésico – que se destaca por sua habilidade e interesse por atividades físicas e psicomotoras, agilidade, força e resistência, controle e coordenação motora;

( ) Tratamento especial – para uma ou mais das seguintes áreas: Artes plástica; Comunicação; Relacionamento Humano; Música; etc...


E. DIFICULDADES AUDITIVAS

- O aluno apresenta dificuldades em:
( 1 ) perceber sons
( 2 ) reconhecer sons
( 3 ) discriminar sons

( ) ( ) ( ) ambientais
( ) ( ) ( ) instrumentais
( ) ( ) ( ) articulados (voz humana)

( ) O aluno está sempre a exigir que o professor repita o que disse
( ) Apresenta dor ou supuração de ouvido
( ) Não atende quando solicitado
( ) Não reage a sons pouco intensos, fora do seu campo visual

F. DIFICULDADES VISUAIS

- O aluno apresenta:

( ) irritação crônica nos olhos (olhos lacrimejantes, pálpebras avermelhadas, inchadas ou remelosas)
( ) náuseas, dupla visão ou névoas durante ou após a leitura
( ) tentativas de afastar com as mãos os impedimentos visuais
( ) pestaneja, pestanejamento constante, principalmente durante a leitura
( ) hábito de esfregar os olhos, franzir ou contrair o rosto ao olhar objetos distantes
( ) inquietação, irritabilidade ou nervosismo excessivos de um prolongado e atento trabalho visual.
( ) inclinação de cabeça para um lado durante a leitura
( ) cautela excessiva no andar, correr raramente e tropeçar sem razão aparente
( ) desatenção anormal durante trabalhos no quadro-de-giz, mapas de paredes, etc.
( ) capacidade de leitura por apenas um período curto
( ) hábito de, durante a leitura, segurar o livro muito perto, muito distante, em outra posição incomum, ou ainda, fechar ou tampar um olho.

III. RELACIONAMENTO DO PROFESSOR COM O ALUNO:

- Descreva o relacionamento do seu aluno com você e demais pessoas da escola
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

- Descreva alguns pontos positivos de seu aluno
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

- Outras observações que deseja abordar sobre o seu aluno
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Assinaturas

Professor da Sala Regular:
Professor da Sala de Recurso Multifuncional:
Coordenação Pedagógica:
Direção:

Data: _______/_______/________



Fonte:http://projetosemsala.blogspot.com/2011/04/ficha-individual-de-encaminhamento-do_28.html

2 comentários:

  1. Sou professora de sala recurso em Betim- MG.
    Achei este questionário muito pertinente, abrangente e objetivo. Gostei muito. Parabéns!

    Suy Miranda

    ResponderExcluir